Além do aumento de 73% de brasileiros usando contas exclusivamente digitais, o país está no pódio mundial, assumindo a 3ª posição.

Muito mais do que olhar as redes sociais e enviar mensagens, hoje os smartphones carregam informações e documentos importantes, acessíveis com apenas alguns toques na tela.

Sabe o que é isso? Fruto da tecnologia que permitiu a criação de um universo digital.

A pandemia provocada pela COVID-19 fez os serviços digitais ganharem ainda mais destaque. Muitas empresas precisaram migrar seus atendimentos para as plataformas no meio digital, oferecendo soluções e novas ferramentas aos clientes.

No mercado financeiro não foi diferente, em 2021 os bancos digitais tiveram um aumento de consumidores buscando os serviços oferecidos de forma digital, e a expectativa é que aumente ainda mais em 2022.

Na pesquisa realizada pela Global Digital Banking Index 2021, entrevistaram 47 mil pessoas em 28 países, sendo que 46% ainda não utilizam esse tipo de plataforma financeira, mas afirmam que podem utilizar algum dia devido as facilidades e o acesso regular aos serviços bancários.

No Brasil, de 2018 a 2020, teve um aumento de 73% de brasileiros usando conta exclusivamente digital, e 78% dessas pessoas têm confiança ao compartilhar dados pessoais com as instituições.

Vale destacar que o Brasil é o terceiro país do mundo com mais clientes utilizando serviços financeiros em conta bancária digital, 44% da população, sem nenhum contato presencial entre empresa e cliente.

O país que ocupa o primeiro lugar é a Arábia Saudita, com 54% da população, e em segundo lugar os Emirados Árabes Unidos, 51% da população, de acordo com o levantamento do banco digital alemão N26 a partir dos números apresentados na pesquisa 2020 Global Banking Consumer Study, da Accenture.

Conta bancária digital é tendência no Brasil

Analisando a pesquisa citada acima, realizada em 28 países, o Brasil foi o que mais apresentou crescimento de usuários de contas bancárias exclusivamente digitais, ficando à frente até mesmo dos EUA, que tem a maior economia do mundo.

Comparando com o Brasil, que passou de 25,4% para 44%, o país norte americano teve um aumento bem menor, de 14,3% para 18,7%.

Na Alemanha, país com a maior economia da Europa, o número de clientes com contas bancárias digitais foi de 7,5% para 10,1%. Esses dados são referentes de 2018 a 2020.

Um dos motivos dessa expansão no Brasil é o tempo dos brasileiros usando o smartphone, que ultrapassa a média global, segundo a pesquisa. Isso acaba refletindo diretamente no uso dos serviços digitais.

O que leva o cliente a ter uma conta bancária digital?

Atender as necessidades, facilidade na hora de usar, comunicação eficiente e objetiva e o custo-benefício, foram alguns pontos indicados na pesquisa como estímulos para os clientes abrirem uma conta bancária digital.

Em contra partida, as pessoas que não utilizam as soluções digitais oferecidas pelas instituições financeiras, 47%, disseram que estão felizes com o serviço atual.

E 42% dos entrevistados alegaram que não estão acostumados com esse tipo de serviço financeiro no ambiente digital.

FONTE: einvestidor.estadao.com.br